Agência France-Presse
postado em 06/10/2014 11:55
Srinagar - Cinco civis morreram na Caxemira indiana e outros quatro no Paquistão durante tiroteios entre as forças de segurança da Índia e do Paquistão em sua disputada fronteira, indicaram nesta segunda-feira ambas as partes.Os dois países trocaram acusações de ter provocado este incidente, que aumenta as tensões entre as duas potências nucleares, que já se enfrentaram em três guerras, duas das quais por causa da Caxemira, cuja população é majoritariamente muçulmana.
Tropas paramilitares paquistanesas dispararam morteiros em direção a aldeias e postos fronteiriços na Caxemira indiana, matando cinco moradores e ferindo outros 30, indicou a polícia indiana.
Por sua vez, o exército paquistanês afirmou em um comunicado que quatro civis, entre eles duas crianças, "abraçaram a causa de Shahadat (martírio) devido a disparos injustificados das forças de segurança indianas na fronteira perto de Sialkot, no dia do Aid", uma importante festa muçulmana realizada no domingo.
A Caxemira está dividida entre estes dois Estados que já se enfrentaram duas vezes pelo controle da região, em 1947 e 1971, antes da instauração de um cessar-fogo e de uma linha de controle em 1972.
Desde 1989, os combates entre o exército indiano e uma dezena de grupos independentistas ou pró-paquistaneses deixaram dezenas de milhares de mortos, em sua maior parte civis.