Agência France-Presse
postado em 07/10/2014 10:39
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, que não é visto em público há um mês, pode estar fora de Pyongyang, afirmou o ministro da Defesa sul-coreano. "Pelo que sei, está em algum lugar ao norte de Pyongyang", disse Han Min-Koo, sem revelar detalhes.
"Recebi informações confiáveis de nossos serviços de inteligência militar", completou Han, citado pela agência de notícias Yonhap.
A inexplicável ausência de Kim do cenário público provocou especulações sobre uma possível doença ou sobre um golpe de Estado em Pyongyang, que ganharam ainda mais força depois que três altos funcionários do regime fizeram uma visita surpresa a Coreia do Sul no sábado.
O ministro da Unificação sul-coreano, Ryoo Kihl-Jae, que recebeu e conversou com a delegação, afirmou no domingo que um de seus membros insistiu que o jovem líder norte-coreano não tinha problemas de saúde. No fim de setembro, a televisão estatal norte-coreana informou que Kim sofrera um mal-estar.
Kim Yang-Gon, responsável pelas relações do Norte com a Coreia do Sul, mencionou a saúde de Kim, mas não apresentou explicações para a ausência da vida pública desde 3 de setembro.
Kim Jong-Un, que teria 30 ou 31 anos, é um fumante compulsino e ganhou bastante peso desde que sucedeu o pai, Kim Jong-Il, em 2011 no comando do país.
Um momento chave para ter notícias sobre a situação do dirigente norte-coreano acontecerá na próxima sexta-feira, quando a Coreia do Norte celebrará o aniversário da fundação do governante Partido dos Trabalhadores.