Mundo

Foguete japonês H-2A leva ao espaço satélite de observação meteorológica

Este foguete foi lançado às 14h16 locais, da base meridional de Tanegashima em um dia ensolarado

Agência France-Presse
postado em 07/10/2014 20:33
Tóquio - O foguete lançador japonês H-2A enviou ao espaço nesta terça-feira um satélite de observação meteorológica (Himawari-8) para melhorar a previsão de fenômenos como tufões e erupções vulcânicas, em um país exposto a catástrofes naturais.

[SAIBAMAIS]Este foguete foi lançado às 14h16 locais (02h16 de Brasília), da base meridional de Tanegashima em um dia ensolarado, segundo imagens divulgadas ao vivo pela Agência de Exploração Espacial (Jaxa). O satélite, que custou 17 bilhões de ienes (124 milhões de euros), se separou com sucesso do lançador, informou uma porta-voz da Jaxa à AFP.

Leia mais notícias em Mundo

O Himawari-8 (Girassol em japonês) será utilizado a partir de 2015 para substituir o anterior (Himawari-7), sob a direção da Agência Nacional de Meteorologia japonesa. A partir de 2016, será acompanhado de outro, o Himawari-9. O Himawari-8 é apresentado como o primeiro satélite meteorológico de nova geração no mundo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação