Agência France-Presse
postado em 08/10/2014 15:07
Beirute - Os jihadistas do Estado Islâmico (EI) avançaram nesta quarta-feira (8/10) na cidade curda de Kobane, na Síria - apesar da resistência das forças curdas - e receberam reforços, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). De acordo com o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman, os combates de rua perderam intensidade durante a noite nesta cidade curda no norte da Síria, situada na fronteira com a Turquia. "Os jihadistas têm avançado a partir do leste para o centro da cidade", disse à AFP Abdel Rahman. Os combatentes do EI haviam lançado no início do dia uma ofensiva para retomar as áreas perdidas no leste da cidade, conquistadas na terça-feira.
Reforços de homens e veículos blindados chegaram a partir da província de Raqqa (norte da Síria), sob controle do EI, para os extremistas na periferia de Kobane, disse o diretor do OSDH.
Este avanço e a chegada de reforços ocorre apesar dos ataques aéreos da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos a posições jihadistas na região de Kobane. "A coalizão intensificou os ataques no interior e em torno de Kobane" nesta quarta-feira, disse Abdel Rahman.