Mundo

Partido eurofóbico britânico acredita que terá vaga no Parlamento

O eleitorado do UKIP foi crescendo nos últimos anos. Nas eleições ao Parlamento Europeu de maio, a formação obteve o maior número de votos (27%)

Agência France-Presse
postado em 09/10/2014 11:24
Londres - A Grã-Bretanha realiza nesta quinta-feira (9/10) eleições legislativas parciais nas quais acredita-se que o partido anti-imigração e eurofóbico UK Independent Party (UKIP) obterá seu primeiro assento parlamentar.

O legislador Douglas Carswell abandonou em agosto as fileiras do Partido Conservador do primeiro-ministro, David Cameron, para integrar o UKIP, e as pesquisas preveem que manterá seu assento de Clacton (sudeste da Inglaterra).

O eleitorado do UKIP foi crescendo nos últimos anos. Nas eleições ao Parlamento Europeu de maio, a formação obteve o maior número de votos (27%).

Até agora não obteve nenhum assento no Parlamento, mas seu líder, Nigel Farage, mostrou-se seguro de que este marco será alcançado nas primeiras horas de sexta-feira, quando os resultados de Clacton forem anunciados.



"Muita gente me diz: ;Gosto de você, mas não posso votar porque não podem ganhar;", disse Farage ao jornal The Times na véspera das eleições. "Romper esta percepção é muito, muito importante", acrescentou.

Outras eleições parciais serão realizadas nesta quinta-feira, em Heywood and Middleton (Manchester, norte), após a morte do deputado trabalhista Jim Dobbin.

As pesquisas preveem um avanço do UKIP nestas eleições, que, no entanto, devem terminar com a vitória do Partido Trabalhista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação