Agência France-Presse
postado em 09/10/2014 19:53
Moscou - O último líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev foi internado e disse estar disposto a lutar pela vida, informaram agências de notícias russas nesta quinta-feira (9/10).
"Meu estado de saúde é razoável há uma semana e, hoje, estou no hospital. Meu estado de saúde se deteriorou", declarou o ex-líder soviético de 83 anos, citado pela agência Ria Novosti.
"Estou ligado a um monitor", acrescentou, sem especificar onde está hospitalizado.
"Vocês conhecem meu jeito. Estou determinado a lutar, a viver", garantiu Gorbachev, em entrevista à agência Interfax. Em junho de 2013, ele já havia sido hospitalizado para fazer um "check-up".
Nos últimos anos, Gorbachev apareceu em público aparentando cansaço e com o rosto inchado. Segundo a imprensa russa, ele estaria com diabetes.
Devido a seus problemas de saúde, ele não pôde comparecer ao enterro da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, em abril de 2013.
[SAIBAMAIS]O pai da Perestroika (Reforma) lançada em 1985 renunciou em 25 de dezembro de 1991, abrindo caminho para o fim da URSS, após um acordo assinado sem ele por Ucrânia, Belarus e Rússia.
Ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1990, ele preside a Fundação Gorbachev, dedicada a programas de caridade e à educação.