Mundo

Manifestações pró-curdas deixaram pelo menos 30 mortos na Turquia

Pelo menos 1.024 pessoas já foram presas pelas forças de segurança por atos de violência

Agência France-Presse
postado em 10/10/2014 07:28
As manifestações pró-curdas que acontecem desde segunda-feira na Turquia, sobretudo no sudeste do país, de maioria curda, deixaram pelo menos 31 mortos e 360 feridos, anunciou o ministro do Interior, Efkan Ala.

De acordo com o ministro, as forças de segurança prenderam 1.024 pessoas desde segunda-feira. Várias lojas e edifícios públicos foram atingidos nos distúrbios. "A espiral de violência deve parar imediatamente", disse o ministro.

[SAIBAMAIS]Os distúrbios, sem precedentes nos últimos anos, começaram na segunda-feira à noite, depois de uma convocação do principal partido curdo do país para protestos contra a recusa do governo turco a atuar militarmente para ajudar a cidade curda síria de Kobane, cercada pelos jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI).


Muitas vítimas morreram em confrontos entre simpatizantes dos rebeldes curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e os partidários de movimentos islamitas ou nacionalistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação