Mundo

Disparos de artilharia são lançados na fronteira entre as duas Coreias

Dezenas de ativistas sul-coreanos soltaram panfletos na fronteira com a ajuda de de balões, uma referência ao 69º aniversário da criação do partido único no poder na Coreia do Norte

Agência France-Presse
postado em 10/10/2014 09:12
A fronteira terrestre entre as duas Coreias foi cenário de um tiroteio nesta sexta-feira (10/10) depois que ativistas sul-coreanos lançaram panfletos hostis a Pyongyang, anunciou o exército sul-coreano. "Ocorreu um tiroteio", afirmou um oficial do Estado-Maior, sem entrar em detalhes.

Até o momento não foi possível saber se os tiros provocaram vítimas. Dezenas de ativistas sul-coreanos soltaram na manhã desta sexta-feira 200 mil panfletos na fronteira com a ajuda de de balões, por ocasião do 69; aniversário da criação do partido único no poder na Coreia do Norte.

[SAIBAMAIS]Segundo os meios de comunicação sul-coreanos, que citam fontes militares, os guardas fronteiriços norte-coreanos abriram fogo contra os balões, e os projéteis aterrissaram do lado sul da fronteira. O exército sul-coreano atiraram em represália. Muitos ativistas que lançam panfletos há anos são norte-coreanos que fugiram do país.



Num momento de forte tensão entre as duas Coreias, Seul tomou medidas para impedir o lançamento de panfletos. Mas nesta sexta-feira o governo autorizou a ação, embora Pyongyang tivesse advertido que ela teria consequências catastróficas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação