Mundo

Líderes cristãos pedem que Europa reconheça Estado palestino

Em carta aberta, elas afirmaram que reconhecer a Palestina e assegurar as fronteiras de Israel "são o primeiro passo para esse objetivo"

Agência France-Presse
postado em 10/10/2014 11:08
Três líderes cristãos palestinos lançaram nesta sexta-feira (10/10) um apelo à Europa para que reconheça um Estado palestino com Jerusalém Oriental como sua capital. "De Jerusalém, a nossa capital ocupada, enviamos uma mensagem urgente para o mundo inteiro, especialmente à Europa. Aspiramos à justiça e à paz. Reconhecer a Palestina e assegurar as fronteiras de Israel são o primeiro passo para esse objetivo", disseram em um carta aberta.

O documento foi assinado pelo ex-patriarca latino de Jerusalém, Michel Sabbah, o arcebispo Atallah Hanna, patriarca da Igreja Ortodoxa Grega de Jerusalém, e o bispo Munib Younan, chefe da Igreja Luterana na Palestina e Jordânia, que preside a Federação Luterana mundial.

O nome do atual patriarca latino de Jerusalém, Fouad Twal, não está entre os signatários. "Estamos cansados das chamadas para retomar as negociações enquanto não podemos ir a nossas igrejas por causa de um poder estrangeiro e que o nosso povo continua a ser humilhado pela ocupação indesejável", acrescenta o comunicado.


"Os cristãos têm o dever da resistência", continua a declaração, exortando a Europa a apoiar "os esforços palestinos não violentos para tentar acabar com a ocupação israelense, reconhecendo o Estado palestino com as fronteiras de 1967 (antes a ocupação de Israel), com Jerusalém Oriental como sua capital".

Israel conquistou e anexou Jerusalém Oriental depois da guerra de junho de 1967. Esta anexação não foi reconhecida pela comunidade internacional. Os palestinos e Israel romperam seu diálogo direto em abril, nove meses após conversações sob os auspícios do secretário de Estado americano John Kerry.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação