Mundo

Família denuncia execução de jornalista iraquiano pelo Estado Islâmico

Segundo um comunicado da RSF divulgado no mês passado, o EI havia ameaçado o jornalista por sua recusa a trabalhar para o grupo

Agência France-Presse
postado em 10/10/2014 18:18
Samarra - O grupo Estado Islâmico (EI) executou nesta sexta-feira (10/10) em público um cinegrafista iraquiano, seu irmão e outros dois civis em uma pequena cidade ao norte de Bagdá, informou um membro da família da vítima. Os jihadistas mataram Raad al-Azzawi, um cinegrafista de 37 anos que trabalhava para o canal de televisão local Sama Salaheddin, e as outras três pessoas em Samra, a leste da cidade de Tikrit.

"O EI executou Raad, seu irmão e outras duas pessoas, hoje, em público", anunciou um parente, que pediu para não ser identificado. Segundo a organização Repórteres sem Fronteiras (RSF), esse cinegrafista, pais de três filhos, havia sido sequestrado pelo grupo em 7 de setembro.

"Chegaram à casa dele e levaram-no, junto com seu irmão", contou o membro da família. "Ele não fez nada de ruim. Seu único crime foi ser cinegrafista. Ele apenas fazia seu trabalho", lamentou. "Deve ter tido alguém na cidade que o acusou de trabalhar para o governo e o denunciou para os jihadistas", acrescentou.



Segundo um comunicado da RSF divulgado no mês passado, o EI havia ameaçado o jornalista por sua recusa a trabalhar para o grupo. Nesta sexta, também no norte do país, o EI executou outras nove pessoas, alegando que teriam ligação com grupos sunitas antijihadistas, relataram fontes de segurança e testemunhas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação