Moscou - O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou ao ministro da Defensa a retirada das tropas da fronteira com a Ucrânia, informou o Kremlin, poucos dias antes de uma reunião com o presidente ucraniano. "O chefe de Estado determinou ao ministro da Defesa que comece a transportar as tropas de volta para suas bases permanentes", anunciou o Kremlin.
A ordem envolve 17.600 soldados, que participaram em manobras militares na região de Rostov, na fronteira com a Ucrânia. O ministro da Defesa, Sergei Shoigu, recebeu a ordem depois de informar sobre o fim do treinamento de verão no distrito militar do sul, informou o Kremlin.
A reunião entre Putin e o ministro da Defesa aconteceu depois que o chefe de Estado participou em um encontro do Conselho de Segurança Nacional. Putin se reunirá com o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, na próxima sexta-feira em Milão, à margem de um fórum Ásia-Europa.
Poroshenko afirmou que os dois abordarão a frágil trégua estabelecida no mês passado entre Kiev e os separatistas pró-Rússia do leste do país.