Mundo

Morre Antonio Cafiero, dirigente histórico do peronismo na Argentina

Cafiero foi o chefe de uma corrente que promoveu uma profunda renovação democrática no Partido Justicialista (PJ, peronista) nos anos 80

Agência France-Presse
postado em 13/10/2014 12:42
Buenos Aires - Antonio Cafiero, um dos líderes históricos do peronismo, morreu nesta segunda-feira, aos 92 anos, em função de uma pneumonia.

Cafiero foi o chefe de uma corrente que promoveu uma profunda renovação democrática no Partido Justicialista (PJ, peronista) nos anos 80, ao confrontar uma antiga cúpula questionada por sua gestão despótica e violenta.

Ex-senador e ex-governador da província de Buenos Aires, tradicional reduto peronista, foi um discípulo direto do fundador do partido, o três vezes presidente Juan Perón (1946-52, 1952-55 e 1973-74).



Foi um dos ministros do Comércio mais jovens da história argentina em 1952, mas seu vínculo com o justicialismo no sangrento golpe de Estado de 1955 custou a ele anos de prisão, perseguição e ostracismo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação