Bagda - Três atentados, dois deles suicidas, deixaram 22 mortos nesta segunda-feira (13/10) em bairros majoritariamente xiitas de Bagdá, indicaram fontes médicas e de segurança. Os atentados, dois deles realizados por suicidas com carros-bomba, ocorreram em dois distritos da capital iraquiana, que já sofreram vários ataques deste tipo, ou em seus arredores.
Um dos carros-bomba explodiu em um posto de controle, na entrada do distrito de Kadimiya, deixando 11 mortos e 31 feridos, declarou à AFP um funcionário de alto escalão da polícia. Além disso, uma bomba explodiu no popular mercado Mredi em Sadr City, matando cinco pessoas e ferindo outras 24, acrescentou a mesma fonte.
No limite sul de Sadr City, um atentado suicida com carro-bomba deixou ao menos seis mortos (três policiais e três civis). Fontes do ministério do Interior e dos hospitais da capital confirmaram estes números de vítimas. Segundo as Nações Unidas, mais de 1.100 pessoas morreram no mês passado no Iraque, vítimas da violência.
Num momento em que forças federais iraquianas, assim como da região autônoma curda do Iraque, lutam contra os jihadistas da organização Estado Islâmico (EI), que controlam parte de Iraque e Síria, os atentados em Bagdá seguem deixando muitas vítimas.