Agência France-Presse
postado em 14/10/2014 22:05
Bengasi - O general líbio Khalifa Haftar afirmou na noite desta terça-feira (14/10) que suas forças paramilitares estão prontas para "libertar" a cidade de Benghazi, no leste da Líbia, dos grupos "terroristas" islâmicos.Combates sangrentos ocorrem diariamente entre as forças do general Haftar e o Conselho Shura dos Revolucionários de Benghazi, coalizão de milícias islâmicas liderada por Mohamed al Zehawi, chefe da Ansar Asharia.
Segundo fontes militares e médicas, ao menos 22 pessoas morreram em Benghazi nas últimas 48 horas, em diferentes combates e incidentes.
O general Haftar lançou em maio a chamada operação "Dignidade" contra grupos "terroristas" em Benghazi, que não teve sucesso até o momento.
Em mensagem difundida pelo canal de TV Libya Awalan, o general Haftar, que lidera o autoproclamado Exército Nacional Líbio, adverte que "as próximas horas e dias serão difíceis" em Benghazi, cuja libertação "é uma etapa estratégica na mais importante batalha do Exército contra o terrorismo" em toda a Líbia.
As forças de Haftar defendem há semanas o aeroporto de Benghazi, seu último bastião na cidade desde o final de julho, após a perda das bases militares para os rebeldes islâmicos.