Mundo

Após tensão, polícia israelense limita acesso à Esplanada das Mesquitas

Os muçulmanos interpretaram como uma provocação a autorização de visita ao local de judeus ortodoxos e colonos israelenses

Agência France-Presse
postado em 15/10/2014 09:12
Jerusalém - A polícia israelense anunciou, pela segunda vez em uma semana, que apenas os palestinos com mais de 50 anos serão autorizados a entrar nesta quarta-feira (15/10) na Esplanada das Mesquitas na cidade antiga de Jerusalém, cenário de uma tensão crescente. "Depois de receber informações sobre a intenção de jovens árabes de provocar distúrbios públicos nesta quarta-feira, decidimos limitar o acesso à Esplanada aos fiéis de mais de 50 anos", disse a porta-voz da polícia, Luba Samri.

Mulher palestina protesta: Na segunda-feira, policiais israelenses e jovens palestinos entraram em confronto na Esplanada, sagrada tanto para muçulmanos como para judeus.

Na segunda-feira, policiais israelenses e jovens palestinos entraram em confronto na Esplanada, sagrada tanto para muçulmanos como para judeus. Os muçulmanos interpretaram como uma provocação a autorização de visita ao local de judeus ortodoxos e colonos israelenses. Os judeus podem entrar, em determinadas horas e sob rígida vigilância, na Esplanada, mas não têm o direito de rezar.



"Queremos que o Monte do Templo (como os judeus chamam a Esplanada) permaneça aberto para os muçulmanos, mas também para os judeus, mas se os judeus não podem entrar, então os muçulmanos tampouco", declarou na terça-feira o ministro israelense da Segurança Interna, Yitzhak Aharonovish, ameaçando fechar o local sagrado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação