Mundo

Ataques aéreos mataram centenas de jihadistas do Estado Islâmico em Kobane

"Há chances de Kobane cair" nas mãos dos jihadistas, declarou John Kirby

Agência France-Presse
postado em 15/10/2014 16:34

Washington - Os ataques aéreos realizados para defender a cidade curda de Kobane, na Síria, mataram "várias centenas" de combatentes do grupo Estado Islâmico (EI), anunciou o porta-voz do Pentágono nesta quarta-feira (15/10).

"Acreditamos que conseguimos matar centenas de combatentes do EI nos arredores de Kobane", localizada perto da fronteira com a Turquia, declarou o porta-voz militar, contra-almirante John Kirby, durante uma coletiva de imprensa em Washington.

Mas ele admitiu que ainda "há chances de Kobane cair" nas mãos dos jihadistas."O EI não escondeu que quer tomar essa cidade e enviou inúmeros combatentes com esse objetivo", acrescentou.

A batalha por Kobane, conhecida como Ain al-Arab em árabe, entra em seu segundo mês nesta quinta-feira. Kirby disse que permanecem na localidade apenas "algumas centenas de civis". "Se Kobane cair nas mãos do EI será um revés, não há dúvidas disso", completou Kirby, ressaltando que a nova estratégia da coalizão "anti-jihadista" liderada pelos Estados Unidos vai "além" de qualquer cidade.

"Devemos estar preparados para a eventualidade de que outras cidades e outros povos caiam nas mãos do EI, ou de não conseguirmos recuperá-los por muito tempo. Isso vai levar um tempo", explicou.



No vizinho Iraque, onde o EI controla grandes faixas territoriais, os jihadistas já ameaçam Bagdá. O Pentágono descartou, entretanto, que estejam prestes a tomar a capital.

"Não acreditamos que exista uma ameaça iminente à segurança da cidade agora", comentou Kirby.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação