Agência France-Presse
postado em 15/10/2014 16:59
Washington - O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a PepsiCo lançaram nesta quarta-feira (15/10), em Washington, um programa experimental destinado a quatro países latino-americanos para combater a subnutrição e a obesidade infantil mediante a distribuição de suplementos vitamínicos.O projeto, denominado "Spoon" (colher, em inglês) beneficiará, durante dois anos, 8.000 crianças com idades entre 6 e 24 meses em Colômbia, Peru, México e Guatemala, na primeira experiência do tipo na América Latina.
Ao apresentar o projeto, o presidente do BID, o colombiano Luis Alberto Moreno, advertiu que a desnutrição e a obesidade são problemas crescentes na América Latina. "Os problemas de saúde relacionados com a subnutrição e com a obesidade estão se multiplicando rapidamente na América Latina, impondo uma carga crescente sobre nossos sistemas e orçamentos de atenção à saúde", afirmou o encarregado.
Segundo Moreno, atualmente 40% dos latino-americanos sofrem de sobrepeso ou de obesidade. "Se não mudarmos este cenário, em 2050 este percentual aumentará para 80%", alertou.
O projeto se apoia na distribuição gratuita de um complemento denominado SQ-LNS, elaborado à base de amendoim, para prevenir a subnutrição nos primeiros meses de vida e evitar o sobrepeso e a obesidade nos primeiros anos de vida. "O suplemento é produzido por uma empresa francesa, a Nutriset. De forma que a PepsiCo não tem absolutamente nenhum interesse comercial nesse projeto, não está relacionada com o produto", disse à AFP Ferdinando Regalia, diretor da Divisão de Saúde do BID.
O banco informou que a Fundação PepsiCo aportou US$ 5 milhões aos custos do projeto, enquanto o governo colombiano contribuiu com outros US$ 750 mil. "Os custos do projeto estão completamente cobertos pelos próximos dois anos", disse Regalia. Moreno lembrou que 3,8 milhões de crianças menores de 5 anos na América Latina sofrem de sobrepeso, ou de obesidade, enquanto 7 milhões estão expostas à subnutrição.
[SAIBAMAIS]Um número crescente não está relacionado com a quantidade de alimentos disponíveis, mas com a qualidade, segundo estudos do BID.
A PepsiCo é a segunda maior empresa produtora de bebidas e alimentos em todo o mundo. Sua linha de produtos inclui refrigerantes, cereais e diversos tipos de aperitivos doces e salgados, alguns considerados altamente calóricos.