Mundo

EUA: governo federal reconhece casamento gay em mais sete estados

Sete estados beneficiados, graças à decisão da Suprema Corte, foram Colorado, Indiana, Nevada, Oklahoma, Utah, Virgínia e Wisconsin.

Agência France-Presse
postado em 17/10/2014 18:47
Washington - O governo dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (17/10) que reconhecerá o casamento homossexual em mais sete estados americanos.

Até agora, o casamento gay é considerado legal em 35 dos 50 estados, mas nem todos são reconhecidos em nível federal. Isso significa, por exemplo, que uma pessoa homossexual casada em um estado pode não herdar os bens de seu cônjuge em outro.

Atualmente, os casais de mesmo sexo têm os mesmos direitos legais e benefícios que os heterossexuais em 26 estados, além da capital, Washington, D.C.

Depois da decisão da Suprema Corte na semana passada, que decidiu não se pronunciar sobre o debate e validou, de facto, a união gay em mais sete estados, o governo americano anunciou que reconhecerá estes últimos em nível federal.

"Não vamos demorar no cumprimento da nossa responsabilidade de permitir que todos os casais, sejam do mesmo sexo, ou de sexos opostos, tenham todos os direitos e responsabilidades que lhes correspondem", declarou o procurador-geral dos EUA, Eric Holder, em uma mensagem de vídeo. "Com suas uniões bastante esperadas, estamos cada vez mais perto de garantir a plena igualdade de direitos a lésbicas, gays, bissexuais e transexuais americanos em todo o país", celebrou.



Os sete estados beneficiados, graças à decisão da Suprema Corte, foram Colorado, Indiana, Nevada, Oklahoma, Utah, Virgínia e Wisconsin.



De acordo com uma pesquisa CBS News/New York Times divulgada em setembro, 56% dos americanos são a favor do casamento gay. Segundo a mesma enquete, 41% dos republicanos, considerados mais conservadores nesse tema, também simpatizam com a concessão desse direito.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação