Mundo

Palestinos apoiam EUA sobre vínculo entre conflito com Israel e jihadismo

John Kerry foi criticado por israelenses por dizer que a falta de solução para o conflito entre Israel e palestinos favorece o Estado Islâmico (EI)

Agência France-Presse
postado em 18/10/2014 16:36
Ramallah - Os palestinos expressaram neste sábado apoio ao secretário de Estado americano, John Kerry, criticado em Israel após afirmar que a falta de solução para o conflito entre Israel e palestinos favorece o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

[SAIBAMAIS]"Vincular a luta contra o terrorismo ao fim da ocupação israelense é uma posição estratégica que apoiamos", declarou o secretário-geral da OLP, Yaser Abed Rabo, acrescentando que as declarações de Kerry "refletem a posição de todos os dirigentes árabes da região".

"A OLP está disposta a trabalhar energicamente com o governo americano e a cooperar com todos os dirigentes da região para elaborar os mecanismos de colocação em prática da orientação estratégica anunciada por Kerry", acrescentou.

Ministros israelenses criticaram Kerry depois que o secretário de Estado afirmou que a falta de solução do conflito favorece o recrutamento de combatentes jihadistas pelo EI.



"Não há líder regional com quem eu tenha me reunido que não tenha citado espontaneamente a necessidade de tentar alcançar a paz entre Israel e os palestinos, porque este é um motivo de cólera e agitação nas ruas", afirmou Kerry na última quinta-feira. "As pessoas têm que entender que existe uma conexão, relacionada à humilhação, à negação e à ausência de dignidade", acrescentou.

Kerry deu a declaração após retornar do Cairo, onde participou de uma conferência de doadores para a reconstrução de Gaza.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação