Mundo

Anistia acusa forças de Kiev de prováveis execuções sumárias

Em Donetsk foram encontradas valas comuns com quase 400 corpos. A área já esteve sob controle tanto dos insurgentes pró-Rússia como das forças ucranianas

Agência France-Presse
postado em 20/10/2014 12:49
A Anistia Internacional (AI) afirmou nesta segunda-feira (20/10) que as forças de Kiev provavelmente estão envolvidas em "execuções extrajudiciais" no leste da Ucrânia, assim como os separatistas pró-Rússia. A ONG destaca em um relatório que encontrou indícios de assassinatos que podem ser "atribuídos às duas partes, mas não nas proporções que denunciaram os meios de comunicação e as autoridades russas".

A AI investigou em particular acusações de valas comuns com quase 400 corpos na região de Donetsk, que já esteve sob controle tanto dos insurgentes pró-Rússia como das forças ucranianas.

[SAIBAMAIS]A Anistia confirmou que encontrou vários túmulos em uma mina perto da localidade de Nizhnia Krinka, mas destacou que Moscou exagerou o alcance. "A delegação encontrou sérios indícios que envolvem as forças controladas por Kiev nas execuções extrajudiciais de quatro homens nesta região. Três não foram identificados e um era um morador".

Ao examinar o corpo exumado no local, a AI confirmou que, no momento da morte, o homem tinha as mãos amarradas às costas, segundo o relatório, que chama pessoa de "vítima de uma execução extrajudicial". O documento afirma ainda que as forças de Kiev na região estão envolvidas no ocorrido.



O homem de 21 anos era um voluntário das forças da República Popular de Donetsk. "A família afirma que ele administrava um posto de controle, mas que nunca participou ativamente nos combates", afirma o relatório.

Kiev havia destacado que as acusações de execuções em Nizhnia Krinka eram provocações. "Não resta dúvida de que tanto os separatistas pró-Rússia como as forças de Kiev realizaram execuções sumárias no leste da Ucrânia, mas é difícil ter uma ideia precisa das proporções dos atos", conclui a Anistia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação