Agência France-Presse
postado em 21/10/2014 11:06
O presidente da Assembleia de Especialistas, a maior instância religiosa do Irã, encarregada de supervisionar as atividades do Guia Supremo, morreu nesta terça-feira (21/10) depois de vários meses em coma, anunciou a agência oficial Irna.O aiatolá Mohammad-Reza Mahdavi Kani, de 83 anos, estava internado desde 4 de junho passado por problemas de coração e morreu justamente de uma parada cardíaca. O presidente Hassan Rohani decretou dois dias de luto por sua morte. Mahdavi Kani sucedeu, em março de 2011, o ex-presidente conservador moderado Akbar Hachemi Rafsandjani (1989-1997) à frente da Assembleia de Especialistas.
Este conselho, formado por 88 teólogos escolhidos por voto direto, se encarrega de eleger e supervisionar as atividades do Guia Supremo, o aiatolá Ali Khamenei, e pode, inclusive, destituí-lo. Este religioso ultraconservador era o presidente da Sociedade do Clero Combatiente, um influente grupo religioso do país.
Originário da província de Teerã, viajou a Qom (centro) aos 17 anos para estudar religião. Ali se converteu num fiel do imã Ruholla Khomeini e feroz opositor do regime do Xá do Irã. Depois da Revolução Islâmica foi ministro do Interior entre 1979 e 1981 e chegou, inclusive, a ser primeiro-ministro interino.