Mundo

Homem ataca policiais de Nova York com machado e é morto pelos agentes

Quatro policiais do Queens posavam para uma foto que havia sido solicitada por um fotógrafo independente quando um homem se aproximou e iniciou o ataque

Agência France-Presse
postado em 24/10/2014 07:41
Washington - Um homem que teria "tendências extremistas" islamitas atacou na quinta-feira, com um machado, policiais em Nova York e feriu dois oficiais, antes de ser morto, anunciou a polícia.

O homem, que a imprensa identificou como Zale Thompson, publicou várias mensagens no portal de vídeos Youtube e na rede social Facebook que mostram "um enfoque ultrarradical nos âmbitos religioso e histórico. Basicamente dão a entender suas inclinações extremistas", afirma o grupo SITE, que monitora páginas virtuais islamitas.

Quatro policiais do Queens posavam para uma foto que havia sido solicitada por um fotógrafo independente quando um homem se aproximou e iniciou o ataque, segundo um comunicado da prefeitura.

Um oficial foi atingido em um braço e outro na cabeça, antes da reação dos policiais, que mataram o homem a tiros, informou o comissário de polícia Bill Bratton.

A polícia está investigando os motivos do ataque, disse Bratton, que considerou prematuro determinar se esta foi uma ação terrorista.

Uma pessoa de 29 anos que estava no local foi atingida acidentalmente por um tiro nas costas e levada para um hospital. O fotógrafo colaborou com a polícia e não é considerado um suspeito, destacou Bratton. A polícia descreveu o criminoso como um homem com idade por volta de 30 anos e de pele escura.



O SITE, grupo que monitora páginas de grupos radicais muçulmanos, informou que Thompson publicou um vídeo a favor do Estado Islâmico (EI) em 13 de setembro, no qual descreveu a "jihad como uma resposta justificável à opressão dos ;sionistas e cruzados;".

A polícia está investigando os motivos do ataque, disse Bratton, que considerou prematuro determinar se esta foi uma ação terrorista. "Não há nada que saibamos até agora que nos indique que este seria o caso", afirmou.

"Certamente, há uma crescente preocupação com este tipo de ataque, ainda mais depois do que aconteceu no Canadá e nos recentes acontecimentos em Israel, pois é o que nos vem à mente, mas é isso que a investigação tentará determinar", destacou ainda.

O policial referiu-se ao que as autoridades israelenses descreveram na quarta-feira como "um ataque terrorista relâmpago", quando um motorista palestino matou um bebê e feriu outras pessoas ao jogar seu carro contra um grupo de pedestres em Jerusalém.

No Canadá, dois jovens com inclinações islamitas organizaram separadamente dois ataques fatais esta semana. Um deles atacou com um carro dois soldados em um estacionamento de Quebec, na segunda-feira, matando uma das vítimas antes de ser morto pela polícia. Dois dias depois, outro criminoso atirou e matou um soldado que estava de guarda diante de um monumento em Ottawa, para depois atacar o prédio do Parlamento, onde foi morto pelos guardas de segurança.

As autoridades canadenses informaram que os dois atacantes eram extremistas que tentavam viajar para a Síria para se unir aos jihadistas, mas não encontraram evidências indicando alguma conexão entre eles ou provas de que existiria um complô.

O Canadá jamais foi atingido pela violência islamita, mas tem sido ameaçado por mensagens de militantes por sua participação na coalizão liderada pelos Estados Unidos para responder aos ataques do grupo jihadista Estado Islâmico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação