Mundo

Conflito no leste da Ucrânia deixa pelo menos 824 mil desabrigados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) destacou a necessidade de ajuda humanitária sobretudo para as regiões de Donetsk e Kiev

Agência France-Presse
postado em 24/10/2014 07:44
Genebra - Pelo menos 824.000 pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas pelo conflito no leste da Ucrânia, anunciou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), que alertou para a necessidade de ajuda para que os deslocados possam enfrentar o inverno.

Um manifestante anti-governo segura uma bandeira ucraniana e avança na Praça da Independência de Kiev, após queima de barricadas

De acordo com o Acnur, pelo menos 430.000 pessoas foram obrigadas a um deslocamento dentro da Ucrânia, 170.000 a mais que o número divulgado no início de setembro. Outras 387.000 pessoas fugiram para a Rússia, 6.600 pediram asilo na União Europeia e 581 em Belarus.

"Agora que a crise da Ucrânia entra em seu primeiro inverno, o Acnur trabalha a toda velocidade para ajudar os deslocados mais vulneráveis a enfrentar as duras condições esperadas no inverno", afirmou a agência da ONU.

"Os combates que não param no leste e o colapso dos serviços básicos continuam expulsando mais pessoas de suas casas", completou o Acnur.

Leia mais notícias em Mundo

Quase 95% dos deslocados procedem do leste do país, onde os confrontos entre o exército ucraniano e os separatistas pró-Rússia provocam destruição desde abril. O Acnur destacou a necessidade de ajuda humanitária sobretudo para as regiões de Donetsk e Kiev.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação