Mundo

Polícia do Canadá relaciona atirador com acusado de terrorismo

As autoridades negaram que o atirador estivesse numa lista de 93 pessoas vigiadas pelas forças de segurança e serviço secreto canadense por serem consideradas de "alto risco"

postado em 24/10/2014 10:02
A polícia do Canadá fez nesta sexta-feira (24/10) um detalhado relato do ataque contra o Parlamento canadense, na quarta-feira (22), e disse que o seu autor, Michael Zehaf Bibeau, tinha ligações com o terrorismo. O diretor da Polícia Montada do Canadá, Bob Paulson, ressaltou que ;o endereço de correio eletrônico de Bibeau foi detectado no disco rígido de um indivíduo conhecido; acusado práticas terroristas.

Paulson reiterou, todavia, que o ataque foi praticado individualmente por Bibeau, de 32 anos, que morreu depois de ser baleado pelas forças de segurança no interior do edifício do Parlamento. O diretor apresentou a primeira explicação oficial sobre os motivos que poderão ter levado Bideau, que tinha um registo criminal por posse de drogas e roubo com ameaça, a lançar os ataques na capital canadense.



[SAIBAMAIS];Creio que o passaporte estava entre os seus principais motivos;, disse Paulson. Segundo a polícia, Bideau estava em Ottawa para pedir um passaporte e viajar à a Líbia ou Síria, onde pretendia juntar-se a grupos rebeldes. Mas as autoridades atrasaram durante dias o processo, o que, segundo Paulson, frustrou o atirador.

Paulson negou informações iniciais segundo as quais Bideau estava numa lista de 93 pessoas vigiadas pelas forças de segurança e serviço secreto canadense por serem consideradas de "alto risco".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação