Mundo

Vacinação teste contra ebola pode começar em dezembro na África

Milhares de doses da vacina serão enviadas ao continente durante o primeiro trimestre do próximo ano

Agência France-Presse
postado em 24/10/2014 10:37
Os testes com vacinas contra a epidemia de Ebola poderão ter início na África em dezembro, declarou nesta sexta-feira (24/10), em Genebra, a dra. Marie-Paule Kieny, subdiretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Durante uma coletiva de imprensa virtual, Kieny acrescentou que está previsto o envio de centenas de milhares de doses de vacinas à África durante o primeiro trimestre de 2015.


[SAIBAMAIS]Kieny deu estas declarações depois de uma reunião a portas fechadas sobre possíveis vacinas, e na qual participaram especialistas médicos, dirigentes de países afetados pelo vírus, empresas farmacêuticas e organismos de financiamento.

Duas vacinas experimentais aparecem como as principais candidatas a frear esta doença que matou quase 4,9 mil pessoas desde o começo de 2014, em sua maioria na África Ocidental: a canadiense rVSV, que deve chegar a Genebra para um novo período de testes, e a britânica ChAd3.

No entanto, existem outras cinco potenciais vacinas, afirmou Kieny. "A vacina não é a panaceia, mas quando estiver pronta, poderá converter-se em uma grande parte dos esforços para mudar os rumos da epidemia", acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação