Mundo

Moscou acredita em real acordo sobre questão nuclear iraniana

O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e o secretário de Estado americano, John Kerry, insistiram em "mais esforços" para concluir as negociações

Agência France-Presse
postado em 24/10/2014 12:49
Moscou - Existem "reais chances" de se chegar a um acordo com o Irã sobre seu programa nuclear, mas "esforços adicionais" são necessários, considerou nesta sexta-feira a diplomacia russa.

O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e o secretário de Estado americano, John Kerry, conversaram por telefone e estimaram que "as negociações sobre a resolução da situação do programa nuclear do Irã têm chances reais de atingirem acordos concretos", segundo um comunicado do ministério.

De acordo com Moscou, os dois homens insistiram em "mais esforços" para concluir as negociações. As grandes potências do "5%2b1" (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha) negociam há meses com o Irã para tentar chegar a um acordo sobre o programa nuclear da República Islâmica.



As potências ocidentais buscam um acordo que garanta o caráter pacífico do programa nuclear do Irã, em troca de um levantamento das sanções internacionais contra o país. Se concluído, o acordo encerraria uma disputa que envenenou as relações internacionais por 12 anos.

Washington pediu na quinta-feira a Teerã que "faça a escolha certa", acrescentando que era hora de chegar a um acordo antes de 24 de novembro, o prazo estabelecido pelos americanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação