Agência France-Presse
postado em 27/10/2014 12:30
Montevidéu - O esquerdista Tabaré Vázquez recebeu 46,9% dos votos na eleição de domingo e disputará o segundo turno com o candidato de centro-direita Luis Lacalle Pou, que ficou em segundo lugar com 30,7%, anunciou a Corte Eleitoral após a apuração de 96,3% das urnas.O ex-presidente Vázquez (2005-2010) ainda pode obter a maioria parlamentar, já que, ao contrário da eleição para presidente, a distribuição de deputados e senadores acontece em função do total de votos válidos (excluídos brancos e nulos).
No poder há uma década, o FA sempre governou com uma maioria parlamentar, o que lhe permitiu aprovar reformas fiscais e de saúde, ou leis, como a descriminalização do aborto e a regulamentação do mercado da maconha.
O grande perdedor da eleição foi o candidato do Partido Colorado (PC, centro-direita), Pedro Bordaberry, que terminou em terceiro, com apenas 13,0% dos votos.
Bordaberry anunciou no domingo à noite o seu apoio a Lacalle Pou, que deve buscar mais parcerias para tentar derrubar Vazquez no segundo turno em 30 de novembro.
Neste contexto, o apoio do minoritário Partido Independente, que se apresentou como "o outro à esquerda" pode ser crucial para os dois blocos. O candidato do PI, Pablo Mieres, soma 3,06% dos votos e levaria três deputados.
Em outro resultado auspicioso para o governo, os dados do Tribunal Superior Eleitoral confirmam que os uruguaios rejeitam uma emenda constitucional que pretendia baixar de 18 para 16 a idade a maioridade penal, um projeto rejeitado pelas organizações de esquerda e sociais. A proposta alcançou 47,14% dos votos.