Agência France-Presse
postado em 27/10/2014 13:02
Bagdá - Ao menos 14 pessoas morreram em um atentado suicida com carro-bomba em uma área estratégica ao sul de Bagdá, onde se encontravam forças governamentais e milícias xiitas, informou nesta segunda-feira (27/10) uma fonte médica.Fontes da segurança confirmaram a explosão de um veículo blindado carregado de explosivos que também feriu 25 outras pessoas em Jourf al-Sakhr, uma localidade que o governo havia anunciado ter retomado das mãos do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) no último fim de semana. No entanto, essas fontes discordam sobre a data do ataque, entre domingo ou segunda-feira.
A região de Jourf al-Sakhr é estratégica devido à sua localização a apenas 80 quilômetros ao sul da capital iraquiana e sua proximidade da estrada de Amriyat Al-Fallujah, uma cidade a oeste de Bagdá cercada pelos jihadistas há várias semanas.
As forças do governo também tentam proteger esse setor Jourf al-Sakhr, pois está localizado a oeste da rodovia a ser utilizada nos próximos dias por dezenas de milhares de peregrinos xiitas para visitar a cidade sagrada de Karbala, por ocasião do festival anual da Ashura.
Estes peregrinos são muitas vezes alvo de ataques durante as comemorações da morte do imã Hussein, uma das figuras mais reverenciadas no Islã xiita. "Proteger Jourf al-Sakhr significa proteger Karbala e todo o sul", declarou o governador da província de Karbala, Aqil al-Turaihi.
[SAIBAMAIS]Manter sob controle a área de Jourf al-Sakhr também é importante para as autoridades iraquianas no contexto de difíceis batalhas travadas pelas forças do governo na província vizinha de Al-Anbar, a oeste de Bagdá, controlada quase inteiramente pelos jihadistas.