Mundo

Partidos conservadores se aliam contra esquerda no 2º turno do Uruguai

Agência France-Presse
postado em 28/10/2014 21:44
Montevidéu - O Partido Colorado (PC), derrotado no primeiro turno das eleições no Uruguai, confirmou nesta terça-feira (28/10) seu apoio no segundo turno ao candidato do Partido Nacional, Luis Lacalle Pou, contra o candidato da Tabaré Vázquez.

"O Comitê Executivo Nacional do PC decidiu expressar sua vontade de apoiar Lacalle Pou no segundo turno", informou o secretário-geral do partido, Max Sapolinsky.

Sapolinsky explicou que a decisão "não tem condições", mas Lacalle Pou foi convidado "para um encontro na próxima segunda-feira para conversar sobre alguns temas programáticos que, para nós, são importantes".

O partido liderado por Pedro Bordaberry obteve 12,9% dos votos no primeiro turno das eleições de domingo, resultado abaixo do esperado e que o deixou em terceiro lugar.

No domingo, Bordaberry já havia manifestado seu apoio pessoal a Lacalle Pou. "Trabalharei cada minuto nos próximos 34 dias pela vitória de Lacalle Pou", afirmou, pouco depois de saber os resultados do primeiro turno.



O anúncio de Bordaberry gerou críticas dentro de seu partido e a renúncia, na terça-feira, de um dirigente.

Após ser o principal ator da política uruguaia durante mais de um século, o Partido Colorado sofreu uma grande derrota em 2004 e, apesar de ter recuperado alguns pontos em 2009, foi relegado ao terceiro lugar no espectro político nacional.

Em 30 de novembro, os uruguaios escolhem o sucessor do popular José Mujica.

No primeiro turno, nenhum dos partidos superou os 50% necessários para se proclamar vencedor, mas o partido da situação, Frente Ampla (FA), confirmou sua supremacia ao obter 47,9% dos votos, que o leva a um terceiro mandato consecutivo com maioria parlamentar. Lacalle Pou, candidato do Partido Nacional (PN), ficou em segundo, com 30,9%.

A aliança entre os tradicionais PC e PN não seria suficiente, contudo, para vencer Vázquez, que segue como amplo favorito.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação