Agência France-Presse
postado em 29/10/2014 08:14
Beirute - Jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) mataram 30 integrantes das forças do regime de Bashar al-Assad em um ataque contra um campo de petróleo na cidade síria de Homs, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).[SAIBAMAIS]"O EI conseguiu assumir o controle de parte do campo, depois que o exército o retomou dos jihadistas em julho", afirmou à AFP Rami Abdel Rahmane, diretor do OSDH.
Rahmane informou que 30 vigilantes do campo e milicianos pró-regime morreram no ataque. Ele disse que a ação também provocou mortes do lado jihadista, mas não tinha condições de divulgar um número exato.
O campo de Al-Shaer, perto do sítio arqueológico de Palmira, não é o primeiro a cair sob controle dos extremistas. O EI já comanda vários campos de petróleo e de gás na Síria e no Iraque.
Desde meados de junho, a extração de petróleo e sua revenda no mercado negro garantem ao EI um milhão de dólares por dia, segundo o subsecretário do Tesouro americano responsável pela luta contra o terrorismo, David Cohen. O governo dos Estados Unidos afirma que o EI é a organização terrorista com melhor financiamento no mundo.