Agência France-Presse
postado em 29/10/2014 10:06
Quase 350 imigrantes subsaarianos tentaram saltar a barreira que separa o território espanhol de Melilla do Marrocos nesta quarta-feira (29/10), mas apenas três conseguiram, informou o governo, que registrou mais de 60 tentativas desde o início do ano. Um grupo de 150 pessoas, interceptado pelas forças marroquinas, fez a primeira tentativa às 7h locais, segundo a administração da cidade autônoma.Cinquenta conseguiram entrar na área da barreira tripla de 11 quilômetros de comprimento e sete metros de altura. Três conseguiram entrar em Melilla. Ao mesmo tempo, mais 200 imigrantes tentaram se aproximar da fronteira por outro ponto, mas foram impedidos pela polícia marroquina. De acordo com fontes oficiais, ninguém ficou ferido.
Mais de 60 tentativas de superar a barreira de Melilla foram registradas no decorrer do ano, com 14 mil pessoas, sendo que 2 mil conseguiram entrar na Espanha.
Os territórios espanhóis do norte da África de Ceuta e Melilla, únicas fronteiras terrestres entre a União Europeia e a África, enfrentam desde 2013 um fluxo intenso de imigrantes que desejam chegar ao continente europeu.
O Partido Popular do primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy acaba de apresentar uma emenda a um projeto de lei sobre imigração que permitiria legalizar a devolução "na hora", sem possibilidade de recurso, dos imigrantes africanos.
Mas o Alto Comissariado das Nações para os Refugiados advertiu que a medida poderia ser contrária à legislação internacional.