Moscou - O Kremlin desmentiu nesta quarta-feira (29/10) os boatos sobre supostos problemas de saúde do presidente russo, Vladimir Putin, que segundo alguns meios de comunicação ocidentais poderia estar com câncer. "São esperanças vãs. Que se calem. Tudo está bem". disse Dmitri Perkov, porta-voz do Kremlin, segundo a agência oficial TASS.
O jornal New York Post afirmou na semana passada que Putin estaria na fase terminal de um câncer de pâncreas e que estaria recebendo tratamento de um médico alemão que conheceu há muitos anos, quando era agente da KGB na Alemanha.
"Isto explica por quê Vladimir Putin tem tanta pressa para invadir a Ucrânia", indicou o jornal, em referência ao conflito que afeta a ex-república soviética há vários meses. As especulações sobre o estado de saúde do presidente aumentaram na Rússia em 2012, depois das notícias de várias viagens ao exterior e de ter sido visto mancando.
Parte da imprensa russa noticiou na época que Putin sofria complicações pelo agravamento de uma lesão na coluna vertebral, mas na ocasião o Kremlin também negou os boatos.