Mundo

ONU lamenta projeto separatista de eleições no leste da Ucrânia

As críticas de Ban Ki-moon são feitas depois de a Rússia ter anunciado que vai reconhecer o resultado da votação nas regiões de Donetsk e Lugansk

Agência France-Presse
postado em 29/10/2014 16:37
Nações Unidas - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, lamentou nesta quarta-feira (29/10) os planos dos separatistas pró-russos de realizar eleições no leste da Ucrânia neste fim de semana, considerando que comprometem os acordos de paz.

A votação de 2 de novembro "compromete seriamente o Protocolo e o Memorando de Minsk, que deve ser implementado de maneira urgente em sua plenitude", afirmou Ban em um comunicado emitido por seu porta-voz.

As críticas de Ban são feitas depois de a Rússia ter anunciado que vai reconhecer o resultado da votação nas regiões de Donetsk e Lugansk.

O chefe da ONU lamentou o fato de "grupos armados rebeldes planejarem suas próprias eleições em 2 de novembro no leste da Ucrânia, violando a constituição e a lei nacional".



A Rússia anunciou na terça-feira que reconhecerá os resultados das eleições legislativas e presidenciais nas regiões do leste ucraniano controladas pelos insurgentes pró-russos, em uma decisão criticada por Kiev e Washington.

Moscou, que segundo o governo da Ucrânia e as potências ocidentais, tem fornecido apoio militar aos insurgentes pró-russos, não reconheceu oficialmente em maio os referendos de independência realizados pelos separatistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação