Agência France-Presse
postado em 29/10/2014 18:27
Jerusalém- A SodaStream, empresa israelense que fabrica equipamentos de gaseificação de bebidas, anunciou nesta quarta-feira (29/10) o fechamento de sua principal fábrica, situada em uma colônia na Cisjordânia ocupada, que tinha sido alvo de um boicote internacional.A companhia explicou que o fechamento foi decidido em função de um momento difícil, sem mencionar o boicote. A instalação fica na colônia de Mishor Adumim, a leste de Jerusalém, e deve ser transferida em etapas para outro local até o final de 2015. A SodaStream afirmou que a medida "vai aumentar os ganhos operacionais" do grupo.
A atriz americana Scarlett Johansson decidiu abandonar em janeiro o seu posto de embaixadora de honra da organização humanitária Oxfam, depois de ter participado de uma campanha publicitária da empresa instalada em território palestino ocupado.
Na propaganda, a atriz havia defendido a SodaStream, que, segundo ela, tinha se comprometido a "construir pontes de paz entre israelenses e palestinos, a fazer com que vizinhos trabalhem juntos, pelo mesmo salário, com as mesmas gratificações e com os mesmos direitos".