Agência France-Presse
postado em 29/10/2014 22:21
LOS ANGELES - A Califórnia anunciou nesta quarta-feira novas medidas para colocar em quarentena pessoas procedentes dos países africanos afetados pela epidemia de Ebola.O departamento de Saúde Pública da Califórnia (CDPH, sigla em inglês) decidiu adotar 21 dias de isolamento para os viajantes procedentes dos países afetados pelo Ebola - Libéria, Serra Leoa e Guiné - que mantiveram contato com pessoas doentes.
"Hoje estabelecemos um protocolo a nível estadual que fixa níveis de quarentena para pessoas com um alto risco de contrair ou transmitir o Ebola", assinalou o diretor do CPDH, Ron Chapman.
"As pessoas procedentes da região que não mantiveram contato com vítimas do Ebola estarão livres da quarentena", explicou.
"Esta decisão protegerá a saúde e a segurança dos californianos e apoiará as autoridades de saúde estaduais no combate à propagação do vírus".
Após o registro de um primeiro caso de Ebola nos EUA, exatamente na cidade de Nova York, os estados de Nova York, Nova Jersey e Illinois decretaram quarentena obrigatória para todos que mantiveram contato com pacientes de Ebola, mesmo que não apresentem sintomas.
Mas as críticas e a pressão da Casa Branca fizeram Nova York suavizar suas disposições.
O Pentágono determinou nesta quarta-feira uma quarentena de 21 dias para todos os soldados que retornam do oeste da África para evitar a disseminação do vírus Ebola em solo americano.