Agência France-Presse
postado em 30/10/2014 08:31
Moscou - A delegação russa só retomará as negociações em Bruxelas sobre o conflito do gás com a Ucrânia no caso de um acordo prévio entre Kiev e a Comissão Europeia sobre o financiamento da dívida ucraniana, anunciou a empresa Gazprom."As negociações acontecerão apenas se a parte ucraniana e a Comissão Europeia chegarem a um acordo sobre o protocolo bilateral", declarou o presidente da Gazprom, Alexei Miller.
[SAIBAMAIS]O executivo afirmou que o protocolo deve prever garantias financeiras europeia para Kiev. "Sem este acordo, não acontecerá nenhuma negociação e nenhum documento será assinado", completou.
"A Comissão Europeia deve entrar em um acordo com a Ucrânia para resolver o problema de financiamento da dívida de Kiev", afirmou mais cedo à AFP o porta-voz da Gazprom, Serguei Kuprianov. Em caso contrário, as negociações, que tem o reinício previsto para a noite de quinta-feira em Bruxelas, "não têm nenhum sentido", destacou.
O ministro russo da Energia, Alexander Novak, já havia anunciado que as negociações iniciadas na quarta-feira entre Rússia e Ucrânia "não terminaram" e deveriam continuar nesta quinta-feira.