Mundo

Comissão de Direitos Humanos da ONU critica política de Israel

A comissão pede 'o fim do bloqueio de Gaza'

Agência France-Presse
postado em 30/10/2014 17:13
Genebra - A Comissão de Direitos Humanos da ONU voltou a pedir nesta quinta-feira (30/10) que o governo israelense respeite a liberdade de circulação dos palestinos nos territórios ocupados, incluindo em Jerusalém Oriental, Gaza e nas Colinas de Golã.

A comissão recomenda, entre outras coisas, o respeito "aos direitos dos palestinos de Jerusalém Oriental de circular livremente e de escolher suas moradias". Também pede "o fim das desapropriações de terras e sua distribuição para a expansão dos assentamentos" nos territórios ocupados.

A comissão, que realiza revisões periódicas para monitorar o respeito aos direitos Humanos em todos os Estados-membros da ONU, também pede "o fim do bloqueio de Gaza" e recomenda a adoção de "todas as medidas necessárias para evitar incidentes relacionados ao uso excessivo da força".



Israel deve garantir que "todas as violações dos direitos humanos cometidas durante as operações militares na Faixa de Gaza em 2008-2009, 2012 e 2014 sejam investigadas de forma eficaz, independente e imparcial, e que os responsáveis , incluindo aqueles em posições de comando, sejam julgados e punidos de acordo com a gravidade dos atos cometidos", afirma a comissão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação