Mundo

Enviado especial das Nações Unidas propõe zonas de cessar-fogo na Síria

Após uma reunião com o Conselho de Segurança, De Mistura explicou a repórteres que não tinha um plano de paz, e sim um 'plano de ação'

Agência France-Presse
postado em 30/10/2014 17:51
Nova York - O enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Síria, Staffan de Mistura, propôs nesta quinta-feira (30/10) a criação de zonas de cessar-fogo para permitir a distribuição de ajuda humanitária neste país devastado por mais de três anos de guerra civil.

Após uma reunião com o Conselho de Segurança, De Mistura explicou a repórteres que não tinha um plano de paz, e sim um "plano de ação", para tentar resolver um conflito que obrigou mais de 6,5 milhões de pessoas a deixarem suas casas. O enviado considerou que a cidade de Aleppo, no norte da Síria, poderia ser um "bom candidato" para esse tipo de zona.

"Seria uma área em que os combates seriam suspensos para permitir uma melhoria na ajuda humanitária e para que as pessoas saibam que, pelo menos nessas áreas, não haverá luta", acrescentou, sem dar mais detalhes.



Aleppo, a capital econômica da Síria antes do início da guerra em 2011, está dividida desde 2012 entre setores controlados pelo regime de Bashar al-Assad e áreas sob controle rebelde.

De Mistura, que sucedeu recentemente Lakhdar Brahimi, acabava de deixar uma reunião com o Conselho de Segurança, depois de ter visitado a Rússia e o Irã, dois países que têm grande influência no regime de Bashar al-Assad.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação