Mundo

Tim Cook se revela gay; veja executivos e celebridades fora do armário

O principal executivo da Apple falou abertamente pela primeira vez sobre a homossexualidade, em artigo de revista de negócios: "Ser gay me deu uma compreensão mais profunda do que significa estar em minoria"

Thaís Cunha
postado em 30/10/2014 18:36
Na escala de sucesso do universo corporativo, não há degrau mais alto: presidente da companhia mais valiosa do planeta. Foi do alto desse cargo que surgiu a revelação: ;Eu tenho orgulho de ser homossexual. Considero que ser gay está entre os maiores dons que Deus me deu;. A frase de Tim Cook, 53 anos, presidente-executivo da Apple, em artigo publicado na revista Bloomberg Businessweek, surpreendeu o mundo dos negócios ; e dos fanboys (apelido dado aos applemaníacos).

Além do líder da Apple, outros executivos da indústria de tecnologia como o cofundador da PayPal Peter Thiel, o cofundador fundador do Facebook Chris Hughes e a ex-vice-presidente do laboratório Google X Megan Smith já revelaram ser homossexuais.
Diversas empresas do setor como Amazon, Xerox, Yahoo, Facebook e a própria Apple adotam políticas de apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo que garantem benefícios aos parceiros dos funcionários em caso de união estável.

O Google, por exemplo, mantém um grupo de funcionários batizados de Gaylers que defendem os direitos LGBT ao redor do mundo. O gigante das buscas foi um dos principais patrocinadores da Parada Gay de São Paulo. Clique nos pontos de interrogação e saiba mais sobre outras celebridades e executivos que deixaram o amário:

[VIDEO1]

Cook

Conhecido pela discrição e avesso aos holofotes do tech business, o homem mais importante da fabricante do iPod e do iPhone declarou não ser um ativista, mas ponderou que a revelação pode ajudar pessoas que sofrem preconceito e contribuir para quem luta pela igualdade de gêneros.

O CEO da Apple destacou que, ao longo da vida profissional, tentou manter o nível básico de privacidade, fazendo com que a sua condição sexual não interferisse no trabalho realizado dentro da companhia. ;Venho de origem humilde e não procuro chamar a atenção para mim. A Apple já é uma das empresas mais observadas do mundo e eu gosto de manter o foco em nossos produtos e nas incríveis coisas que nossos consumidores pretendem com eles;, disse.

Cook também frisou que a descoberta lhe deu confiança. ;Ser gay me deu uma compreensão mais profunda do que significa estar em minoria. Isso me fez mais compreensivo, o que levou a uma vida mais rica. Ele (Deus) também me deu a pele de um rinoceronte, que vem a calhar quando você é o CEO da Apple;, descreveu.

A notícia sobre a homossexualidade, segundo o executivo, não é novidade para os funcionários da empresa. Cook afirmou que muitos já sabiam da orientação sexual e que tem sorte de trabalhar em um lugar que abraça as diferenças. No entanto, admitiu que a decisão de revelar a homossexualidade para o mundo foi um processo difícil e explicou que deseja que clientes, colaboradores e acionistas o reconheçam pelo trabalho, e não por ser gay. ;Parte do progresso social é entender que uma pessoa não se define apenas por sua sexualidade, raça ou gênero. Eu sou um engenheiro, um tio, um amante da natureza, um fanático por esportes, e muitas outras coisas;, ressaltou.

No texto da publicação, o executivo cita o trecho de um discurso do líder do movimento negro Martin Luther King. ;A questão mais urgente da vida é saber o que nós estamos fazendo pelos demais;, lembrou. ;Frequentemente, me desafio com essa questão e percebi que meu desejo pela privacidade me impedia de fazer algo mais importante. É isso que me guia atualmente.;

Cook disse ainda que o mundo mudou muito nos últimos 40 anos e que figuras públicas importantes tiveram a coragem de se expor e ajudar a mudar a percepção das pessoas sobre os homossexuais, tornando a sociedade mais tolerante. Porém, ele alerta que ainda há muito o que ser feito. ;Ainda existem leis que permitem que empregadores demitam funcionários baseados somente na orientação sexual ou que proprietários de imóveis evitem inquilinos por serem gays;, alerta. ;Nós pavimentamos juntos, tijolo a tijolo, o caminho em busca de justiça. Esse é o meu tijolo;, concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação