Agência France-Presse
postado em 31/10/2014 10:44
Um ator russo desatou polêmica na Rússia e na Ucrânia depois de aparecer em um vídeo feito no aeroporto de Donetsk disparando com uma metralhadora junto aos separatistas pró-russos, aparentemente na direção de posições ucranianas.
Mikhail Poreshenkov, famoso por seus papéis em filmes de ação, aparece sorridente e dizendo: "Isso é um cessar-fogo?", e em seguida dá uma rajada de metralhadora.
O ator, que se encontra no aeroporto Donesk, onde há meses se trava uma violenta disputa entre tropas de Kiev e rebeldes pró-russos, também usa um capacete e um colete à prova de balas da imprensa. As imagens do astro fazendo turismo de guerra provocou revolta dos jornalistas russos e estrangeiros que cobrem o conflito, causa da morte de sete profissionais das notícias.
"Lutamos com dificuldade para proteger os repórteres e um cara com dois neurônios e uma carinha bonita faz uma provocação deste tipo", afirmou, indignado, o representante da União de Jornalistas de Moscou, Pavel Gusev.
As autoridades de Kiev anunciaram que investigarão o caso envolvendo o ator, que, em sua defesa, afirmou não ter visto a palavra imprensa escrita em seu colete.