Mundo

Kerry se reúne com chefes da diplomacia de Irã e UE em novembro

O acordo deve permitir que Teerã mantenha um programa nuclear exclusivamente civil em troca da retirada das sanções internacionais

Agência France-Presse
postado em 31/10/2014 18:29
Washington- O secretário de Estado americano, John Kerry, se reunirá em novembro em Omã com seu homólogo iraniano, Mohammad Javad Zarif, e com a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, para abordar os próximos passos do acordo nuclear, informou o Departamento de Estado nesta sexta-feira (31/10).

O encontro trilateral será realizado em Mascate nos dias 9 e 10 de novembro, como parte das negociações entre o Irã e as grandes potências do grupo P5%2b1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha), indicou a instituição em um comunicado.

Segundo fontes diplomáticas citadas pela agência de notícias austríaca APA, as partes tentarão "aproximar seus pontos de vista" com a proximidade do dia 24 de novembro, prazo estabelecido para um acordo sobre o polêmico programa nuclear do Irã.

O acordo deve permitir que Teerã mantenha um programa nuclear exclusivamente civil em troca da retirada das sanções internacionais. Kerry havia afirmado na quinta-feira que as próximas semanas serão fundamentais para saber se o Irã poderá tomar as "decisões difíceis" que permitam chegar a um acordo.



O chefe da diplomacia americana reiterou que "nenhum acordo é melhor do que um acordo ruim" com a República Islâmica. As partes parecem ter aproximado suas posições em certos pontos, principalmente em relação ao reator de água pesada de Arak e a um aumento do número de inspeções nas instalações nucleares iranianas.

No entanto, suas posturas seguem distantes em um tema crucial, a capacidade do país islâmico de enriquecer urânio, que serve para alimentar as centrais nucleares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação