Mundo

Merkel elogia a coragem dos opositores sob a Alemanha comunista

As pessoas que integravam movimentos cidadãos, de resistência na República Democrática da Alemanha (RDA) "demonstraram coragem", disse a chefe de Governo

Agência France-Presse
postado em 01/11/2014 12:20
Berlim - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, prestou homenagem neste sábado à "coragem" dos opositores ao regime comunista na então Alemanha Oriental e insistiu em seu papel há 25 anos, na queda do Muro de Berlim. As pessoas que integravam movimentos cidadãos, de resistência na República Democrática da Alemanha (RDA) "demonstraram coragem", disse a chefe de Governo em seu podcast semanal.

[SAIBAMAIS]"Estimularam os demais a ser corajosos", completou, em particular "as centenas de milhares e milhões de pessoas que iniciaram os protestos, primeiro em Leizpig e depois em outras cidades, e que acabaram por derrubar o regime", disse a chanceler. No dia 9 de novembro de 1989, o governo da Alemanha Oriental decidiu abrir a fronteira, ante a pressão popular.

Leia mais notícias em Mundo

Sem os manifestantes, "todo este processo teria sido muito mais difícil. É por isto que devemos expressar um grande agradecimento", disse Merkel. A chefe de Governo, que na época era cidadã da RDA, recordou que há 25 anos se uniu a um protesto na rua, ao lado de uma amiga, no momento da queda do Muro.

"Foi uma sensação indescritível, que nunca esquecerei", disse. Merkel admitiu, no entanto, que na época da RDA muitos de seus então compatriotas "tinham um emprego e uma experiência que não conseguiram aproveitar no mercado de trabalho".

"Vinte e cinco anos depois, as novas gerações já estão unidas e, graças à ajuda incrível da Alemanha Ocidental, foi possível reduzir a brecha entre as regiões do mesmo país", completou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação