Mundo

Ataque de rebeldes xiitas contra partido sunita mata três no Iêmen

Confrontos foram entre rebeldes xiitas e guardas do escritório partido islamita sunita Al Islah en Ibb, no sudoeste do país

Agência France-Presse
postado em 01/11/2014 14:00
Sana - Três pessoas morreram em confrontos entre rebeldes xiitas e guardas do escritório partido islamita sunita Al Islah en Ibb, no sudoeste do Iêmen - informaram neste sábado fontes de segurança. "Dois guardas do escritório de Al Islah en Ibb morreram e outros ficaram feridos por um ataque com armas automáticas e lança-granadas-foguete RPG planejado pelos huthis", como são chamados os rebeldes xiitas do grupo Ansaruallah, declarou à AFP uma fonte do setor de segurança.

[SAIBAMAIS]Um civil também morreu em enfrentamentos após o ataque, disse ainda a fonte ouvida pela AFP, que garante que os autores do episódio invadiram e saquearam o escritório do Al Islah antes de o explodirem neste sábado. Al Islah, formação política de tribos sunitas, majoritárias no Iêmen, perdeu sua influência após a chegada de insurgentes xiitas em Ibb em meados de outubro.

Procedentes de Saada, reduto rebelde do norte do país, os insurgentes assumiram o controle da capital iemenita, Sana, no último 21 de setembro. Logo em seguida foram mais ao sul, onde se apoderaram do porto estratégico do Mar Vermelho. Também ganharam terreno nas províncias de Dhamar, Ibb e Baida.

Leia mais notícias em Mundo

O Ansaruallah aproveita-se da instabilidade crônica no país desde a revolta de 2011 contra o ex-presidente Ali Abdallah Saleh. Nesta sexta-feira o grupo aumentou a pressão sobre o chefe de Estado, Abd Rabbo Mansur Hadi, durante um encontro tribal em Sana.

Durante o encontro, um chefe tribal da rebelião xiita alertou Hadi para que seja formado um novo governo em dez dias - caso contrário, estabelecerão um "Conselho de salvação nacional". Centenas de intelectuais e ativistas de direitos humanos reagiram e organizaram uma manifestação neste sábado em Sana para pedir a saída dos rebeldes armados da capital, constatou a AFP.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação