Mundo

John Kerry se reúne com negociador palestino Saeb Erakat

Kerry e Erakat também devem tratar dos meios para "reduzir as tensões em Jerusalém"

Agência France-Presse
postado em 01/11/2014 19:47
Ramallah - O secretário de Estado americano, John Kerry, deve propor na segunda-feira "soluções intermediárias" ao negociador-chefe da Palestina, Saeb Erakat, na tentativa de dissuadir os palestinos de reivindicar na ONU o fim da ocupação israelense - disse uma autoridade palestina neste sábado à AFP.

[SAIBAMAIS]Erakat chega neste domingo a Washington, a convite de Kerry, que disse desejar discutir "o caminho a seguir" para fazer avançar o processo de paz entre israelenses e palestinos. As negociações se encontram estagnadas há meses. Segundo uma autoridade palestina em conversa com a AFP em Ramallah, na Cisjordânia ocupada, Erakat e Kerry vão tratar de "várias propostas americanas para relançar o processo de paz".

"Está claro que o governo americano quer que descartemos nosso projeto de ir ao Conselho de Segurança", completou a mesma fonte, que pediu para não ser identificada. A última rodada de negociações entre ambas as partes naufragou em abril, ao fim de nove meses de diálogo mediado pelos EUA.

Leia mais notícias em Mundo

Diante do fracasso, a liderança palestina anunciou que reivindicaria no Conselho de Segurança da ONU uma data-limite para o fim da ocupação israelense nos territórios palestinos, com o objetivo de abrir caminho para um Estado palestino nas fronteiras de 1967. Os palestinos dizem estar em meio a discussões para conseguir os nove votos necessários para a adoção desse projeto. Um veto americano, previsto pelos palestinos, poderá enterrar a ideia já em seu início.

Segundo a fonte da AFP, Kerry e Erakat também devem tratar dos meios para "reduzir as tensões em Jerusalém" e da situação na Faixa de Gaza, depois da guerra entre o Exército israelense e o movimento Hamas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação