Jornal Correio Braziliense

Mundo

Chanceleres de Mercosul e Aliança do Pacífico se reúnem na Colômbia

O próximo encontro para discutir as alternativas de relacionamento entre o Mercosul e a Aliança do Pacífico acontece em 24 de novembro em Santiago

Bogota - Chanceleres dos países-membros do Mercosul e da Aliança do Pacífico se reuniram neste sábado, na cidade colombiana de Cartagena (norte), para conhecer os mecanismos de integração de cada bloco e avaliar as possíveis alianças. "Foi uma reunião muito positiva. A conclusão é que vamos continuar conversando", declarou o chanceler argentino, Héctor Timerman, após o encontro.

[SAIBAMAIS]"A Aliança do Pacífico nos convidou para ouvir as propostas que eles têm sobre como estão trabalhando e, ao mesmo tempo, o Mercosul deu um panorama do estado em que nos encontramos", explicou Timerman. "Consideramos que é muito positivo todo mecanismo de diálogo na região e comemoramos ter conseguido organizar esta reunião", acrescentou o argentino, cujo país ocupa a presidência rotativa do Mercosul.

A Aliança do Pacífico é um bloco de livre-comércio composto por Chile, Colômbia, México e Peru. Já o Mercosul é formado por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela. A ideia de uma eventual integração entre esses blocos foi apresentada pelo Chile, em junho passado, na última reunião de presidentes da Aliança do Pacífico.

Leia mais notícias em Mundo

Depois do evento de hoje, o chanceler chileno, Heraldo Muñoz, lembrou que o próximo encontro para discutir as alternativas de relacionamento entre o Mercosul e a Aliança do Pacífico acontece em 24 de novembro em Santiago.

As anfitriãs da reunião deste sábado foram a chanceler colombiana, María Ángela Holguín, e a ministra colombiana do Comércio, Indústria e Turismo, Cecilia Álvarez. Também estiveram presentes os chanceleres do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo; do México, José Antonio Meade; do Peru, Gonzalo Gutiérrez; do Uruguai, Luis Almagro; e da Venezuela, Rafael Ramírez; além do vice-ministro de Comércio Exterior da Bolívia, Walter Clarems.