Mundo

Eleições polêmicas nas regiões pró-Rússia do leste da Ucrânia

Horas depois do início da votação, as autoridades ucranianas abriram uma investigação criminal por tentativa de "tomada de poder" e "alteração da ordem constitucional"

Agência France-Presse
postado em 02/11/2014 11:02
Donetsk - Os habitantes das regiões separatistas pró-Rússia do leste da Ucrânia comparecem às urnas neste domingo para eleições polêmicas, reconhecidas pela Rússia, mas rejeitadas pelos países ocidentais e Kiev, que denunciou uma "tomada de poder" inconstitucional. As eleições no leste da Ucrânia devem escolher os presidentes e os representantes dos Parlamentos das regiões separatistas acontecem em um momento de aumento dos combates.

[SAIBAMAIS]Horas depois do início da votação, as autoridades ucranianas abriram uma investigação criminal por tentativa de "tomada de poder" e "alteração da ordem constitucional". A investigação responde a "atos que têm como objetivo revogar a ordem constitucional e tomar o poder", afirmou um diretor dos Serviços de Segurança (SBU), Markian Lubkivski, que chamou de "terroristas" os representantes das repúblicas autoproclamadas de Donetsk e Lugansk.

O primeiro-ministro da autoproclamada República Popular de Donetsk, Alexander Zajarchenko, que parece ter a vitória assegurada, afirmou durante a semana que as "eleições permitirão constituir um governo legítimo". "Esta votação dará legitimidade ao nosso poder e nos afastará um pouco mais de Kiev", declarou ainda Roman Liaguin, diretor da comissão eleitoral em Donetsk. Na também autoproclamada República Popular de Lugansk, o presidente Igor Plotnitski também deve vencer a votação.

Leia mais notícias em Mundo

A Rússia anunciou que reconhecerá o resultado das eleições, mas para Kiev, a União Europeia e os Estados Unidos os pleitos não apresentam nenhum valor. O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, denunciou "as pseudo-eleições que os terroristas e os bandidos querem organizar nos territórios ocupados", enquanto a ONU e a UE consideram que as votações afetarão negativamente os acordos de Minsk.

Os acordos, assinados em 5 de setembro entre Kiev e os separatistas pró-Rússia, assim como pela Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) e Rússia, deveriam abrir um processo de paz que parece estar paralisado. Bruxelas considera que as eleições constituem uma violação dos acordos de Minsk. Moscou e os separatistas pró-Rússia pensam o contrário.

O texto ratificado na capital de Belarus prevê a organização de eleições para os conselhos locais, de acordo com a lei ucraniana, mas sem referência a eleições legislativas ou presidenciais nas regiões pró-Rússia. A votação pode complicar os esforços de paz, em um momento no qual o cessar-fogo parece ter sido esquecido com a retomada de combates em várias regiões, que deixaram 300 mortos nos últimos 10 dias, segundo a ONU.

Todos os candidatos das eleições, que não contam com observadores enviados por organizações internacionais, defendem a independência a respeito da Ucrânia e a aproximação da Rússia.

Também não é possível saber o número exato de eleitores, porque muitos dos quase cinco milhões de registrados na justiça eleitoral ucraniana antes do conflito fugiram da região em consequência dos combates.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação