Mundo

Boca de urna aponta vitória do principal líder rebelde na Ucrânia

Segundo a enquete, seu partido, o "República de Donetsk", recebeu 65,11% dos votos nas eleições legislativas

Agência France-Presse
postado em 02/11/2014 16:47
[SAIBAMAIS]Donetski - O "primeiro-ministro" da autoproclamada república de Donetsk (DNR), Alexandre Zakhartchenko, foi eleito "presidente" neste domingo, com 81,37% - de acordo com pesquisa de boca de urna divulgada pelo chefe da Comissão Eleitoral instalada para esse pleito por parte da DNR, Roman Liaguine.

Segundo a enquete, seu partido, o "República de Donetsk", recebeu 65,11% dos votos nas eleições legislativas. ilho de mineiro, o comandante de unidades rebeldes Zakhartchenko afirmou que seu desejo é "construir um novo Estado, que se tornará legítimo depois das eleições, e recuperar os territórios do leste atualmente sob controle ucraniano".

Neste domingo, o presidente da Ucrânia, Petro Poroschenko, classificou a eleição separatista no leste do país de "farsa realizada sob a ameaça dos tanques" e garantiu que o governo reagirá a esse desafio.

Leia mais notícias em Mundo

"Essa farsa realizada sob a ameaça dos tanques e das metralhadoras organizada por duas organizações terroristas na região de Donbass é um acontecimento terrível", declarou o presidente, referindo-se às repúblicas pró-russas de Donetsk e de Lugansk, segundo um comunicado.

"A Ucrânia reagirá a esse desafio de maneira adequada", prometeu. A Rússia já anunciou que reconhecerá o resultado dessas eleições, enquanto Kiev, União Europeia e Estados Unidos condenaram duramente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação