Mundo

Jovem é morto a tiros em Burkina Faso onde policiais dispersavam protesto

O Exército não divulgou a identidade da vítima, nem deu detalhes sobre o episódio

Agência France-Presse
postado em 02/11/2014 18:42
Uagadugu - Um jovem burquinense foi morto a tiro, neste domingo à tarde, perto do prédio da Radiotelevisão Nacional, em Uagadugu, onde soldados tentaram dispersar centenas de manifestantes - anunciou o Exército, acrescentando que a vítima teria sido alvo de "uma bala perdida". O Exército não divulgou a identidade da vítima, nem deu detalhes sobre o episódio.

[SAIBAMAIS]Segundo a oposição, cerca de 30 pessoas foram mortas em uma semana, desde a deflagração dos confrontos e das manifestações violentas que abalaram o país e levaram à queda do presidente Blaise Compaoré. Fontes hospitalares confirmaram para a AFP que há pelo menos seis mortos, dois deles a tiros, e seis feridos, também a bala.

Leia mais notícias em Mundo

Neste domingo, a União Europeia (UE) pediu ao Exército de Burkina Faso que respeite os direitos fundamentais da população. "Em um momento crucial para o futuro do país, apelamos, em particular, para o senso de responsabilidade de todas as forças militares e de segurança, de modo que elas garantam a segurança da população, assim como os direitos fundamentais dos burquinenses, incluindo o de se manifestar pacificamente", declarou o serviço diplomático do bloco, em um comunicado.

"Apoiamos claramente os esforços da comunidade internacional, sobretudo, o trabalho da missão comum UA/CEDEAO/ONU (União Africana, Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental) para facilitar o processo em curso, e estamos prontos para contribuir", completou a UE.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação