Mundo

Vítimas do conflito armado colombiano testemunham em Cuba

Entre as vítimas, estão a jornalista Jineth Bedoya, sequestrada e estuprada por paramilitares

Agência France-Presse
postado em 02/11/2014 20:10
Havana - Doze vítimas do conflito armado colombiano começaram a dar seus testemunhos, neste domingo, em Havana, aos delegados de paz do governo e da guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Entre as vítimas, estão a jornalista Jineth Bedoya, sequestrada e estuprada por paramilitares, e Alberto Tarache, um ex-paramilitar recrutado quando criança.

[SAIBAMAIS]A sessão de depoimentos acontece no Centro de Convenções de "El Laguito", na capital cubana, e deve terminar por volta das 18h (21h no horário de Brasília), com uma entrevista coletiva das vítimas.

Leia mais notícias em Mundo

Na sessão a portas fechadas, os negociadores de ambas as partes devem assistir a um vídeo com o relato do guerrilheiro das Farc Tulio Murillo, que não pôde ir a Cuba com as outras 11 vítimas porque está preso na Colômbia.

Este é o quarto grupo de vítimas, do total de cinco, que viaja a Cuba para dar seu depoimento. Cada um é composto por 12 pessoas. O objetivo é que suas dramáticas experiências sejam consideradas pelos negociadores na reparação às vítimas, tema em discussão atualmente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação