Mundo

Ancara lança novo processo contra militares acusados de complô

Entre os condenados, destacam-se o general Cetin Dogan e os ex-chefes de Estado-Maior da Marinha e da Aeronáutica, Özden Örnek e Ibrahim Firtina

Agência France-Presse
postado em 03/11/2014 14:24
Iatambul - Um tribunal de Istambul iniciou nesta segunda-feira (3/11) um novo processo contra mais de 200 militares, cuja primeira condenação por tentativa de golpe de Estado contra o regime islâmico-conservador no poder na Turquia foi anulada por falta de provas.

A primeira audiência deste novo processo contra 236 pessoas aconteceu nesta segunda em um tribunal na megalópole turca. Ilustração da guerra de influência travada pelo governo do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan contra a instituição militar, o caso "Balyoz" ("martelo" em turco) resultou na condenações em 2012 dos mais altos graduados do Exército turco.

Entre os condenados, destacam-se o general Cetin Dogan e os ex-chefes de Estado-Maior da Marinha e da Aeronáutica, ;zden ;rnek e Ibrahim Firtina.



[SAIBAMAIS]As Forças Armadas, que durante décadas se apresentaram como guardiãs dos valores laicos da República, derrubaram três governos democraticamente eleitos desde 1960 e obrigaram um governo pró-islamita a renunciar em 1997.

Mas desde a chegada ao poder do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), em 2002, Erdogan faz todo o possível para reduzir a influência dos militares na política. Dezenas de oficiais da ativa ou aposentados estão atualmente na prisão, condenados ou acusados por supostas conspirações contra o governo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação